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Tai Chi Chuan

O que é o Tai Chi Chuan?

Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa interna (nei jia), de orientação taoista, que combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.

Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”; Chi significa, literalmente, a parte mais alta do telhado - “cumeeira” e Chuan significa Punho, simbolizando “soco”, “luta à mãos livres” (desarmadas).

Existem muitas formas de praticar tai chi, com as mãos livres ou com armas, como a espada, leque ou sabre. O estilo mais antigo é o Estilo Chen e entre os mais populares estão os estilos Yang e Pai Lin.

O Tai Chi Chuan foi criado sob influências das práticas Taoístas de circulação de energia, que visavam aumentar a vitalidade e melhorar a circulação da energia, fundamentado sobre a observância das leis naturais do Yin e Yang.

 

Movimentos do Tai Chi Chuan

Os movimentos do Tai Chi Chuan são suaves, cíclicos, fluídos e requerem plena atenção mental, devendo ser comandados pelo centro do corpo (região do alto das coxas até a altura do umbigo). As sequências de movimentos no Tai Chi Chuan são denominadas "formas". No Estilo Chen, as formas antigas são compostas por 75 ou 83 movimentos, embora haja também formas curtas de 19 e 38 movimentos.

No Tai Chi Chuan, os movimentos podem ser maioritariamente lentos (Estilo Chen) ou rápidos e explosivos (Estilo Fajin).

 

Origem e Influências do Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan foi criado sob influências das práticas Taoístas de circulação de energia, que visavam aumentar a vitalidade e melhorar a circulação da energia, fundamentado sobre a observância das leis naturais do Yin e Yang. Contudo, o Tai Chi Chuan nasceu como uma arte marcial refinada que seria ensinada dentro da própria família do seu fundador. De fato, o Tai Chi Chuan é a única arte marcial que foi criada para preservar a saúde do praticante.

 

 

Estilos

São cinco os estilos de tai chi chuan reconhecidos como tradicionais pela comunidade internacional: cada um deles recebeu o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu e transmitiu. Todos têm a mesma essência e seguem os mesmos princípios básicos, diferindo apenas na forma. Por ordem cronológica, temos:

Tai chi chuan estilo Chen (陳氏)

Tai chi chuan estilo Thssen (陳氏)

Tai chi chuan estilo Yang (楊氏)

Tai chi chuan estilo Wu/Hao (武氏)

Tai chi chuan estilo Wu (吳氏)

Tai chi chuan estilo Sun (孫氏)

 

Dez princípios essenciais

  1. Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade (xu ling ding jin)
  2. Esvaziar o peito (han xiong) e alongar as costas (ba bei)
  3. Relaxar a cintura (song yao)
  4. Distinguir entre o cheio e o vazio (fen xu shi)
  5. Relaxar os ombros [Chen Jian] e soltar os cotovelos (zhui zhou
  6. Usar a mente e não a força muscular (yong yi bu yong li)
  7. Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo (shang xia xiang sui)
  8. Unir o interior e o exterior (nei wai xiang he)
  9. Mover-se com continuidade, sem rupturas (xiang lian bu duan)
  10. Buscar a quietude dentro do movimento (dong zhong qiu jing)

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